Marketing

Marketing-Mix

Image via Wikipedia

Marketing pode ser entendido como, segundo Kotler (1998), um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.

O marketing diz respeito ao conjunto de tentativas de administrar o comportamento humano mediante a oferta de incentivos de reforço positivos e/ou conseqüências para o meio ambiente. Torna-se o ambiente de escolha favorável ao comportamento adequado com o desenvolvimento de alternativas com vantagens comparativas (produtos e serviços), relações custo-benefício favoráveis (preços) e melhoria da utilidade de tempo e lugar (canais de distribuição). O reforço positivo é dado quando a transação é completa (Dias, 2007, p. 115).

Interpreta-se marketing como atender as necessidades e desejos dos consumidores-alvos, o qual prega, sem dúvida nenhuma, que sem clientes não há negócio que dure por muito tempo. Para o cliente externo, o lucro da organização não é tão importante, e sim os benefícios dos produtos e serviços, porém as idéias e conceitos que o empreendimento contém são muito relevantes para todos os clientes, tanto os internos quanto os externos. Porém, há os shareholders na qual o interesse pela empresa com certeza é o lucro.

Marketing é conceituado como, segundo Dias (2005), a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing.

Kotler e Keller (2006), num novo conceito, afirmam que o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira mais simples, podemos dizer que ele ‘supre necessidades lucrativas’.

Até então o marketing é visto como uma ciência que visa à venda, ou seja, o lucro para a empresa e pode vir a se transformar em algo maligno para o meio ambiente. Contudo, reverter essa situação é possível, porque nem sempre funciona com esse objetivo.

A evolução permite que idéias paradigmáticas de gestão saiam da zona de conforto, porque o gestor deve aprender cada vez mais para acompanhar o modismo e as tendências de marketing. Entende-se por orientação de marketing a filosofia de existência da organização na qual se orienta os esforços da gestão e a partir da evolução da mesma analisou-se seus estágios. O primeiro estágio da orientação visava o produto, o segundo estágio objetivava as vendas, e no terceiro e mais praticado pelas empresas atualmente, situa-se o mercado. Contudo, acredita-se que há um quarto estágio da orientação de marketing, o socioambiental:

 O marketing holístico pode ser visto como o desenvolvimento, o projeto e a implementação de programas, processos e atividades de marketing, como reconhecimento de amplitude e das interdependências de seus efeitos. Ele reconhece que no marketing ‘tudo é importante’ – o consumidor, os funcionários, outras empresas e a concorrência, assim como a sociedade como um todo – e que muitas vezes se faz necessária uma perspectiva abrangente e integrada. Os profissionais de marketing devem lidar com uma variedade de questões e certificar-se de que as decisões em uma área são coerentes com as decisões em outras (Kotler e Keller, 2006 p.15).

Karina Barcelos

Bibliografia:

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 9ª edição. São Paulo: atlas, 2008.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12ª Edição. São Paulo: Person Prentice Hall, 2006.

DIAS, Reinaldo. Marketing Ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. São Paulo: Atlas, 2007.

DIAS, Sérgio Roberto. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2005.

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