Sustentabilidade

Farmers Market San francisco

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O marketing holístico, segundo Kotler e Keller (2006), incorpora o marketing socialmente responsável e a compreensão de preocupações mais abrangentes, assim como os contextos ético, ambiental, legal e social das atividades e dos programas de marketing. O termo marketing ambiental, surgiu na década de setenta e pesquisas indicam que foi durante a realização de um workshop da AMA (American Marketing Association) que o termo surgiu, com a intenção de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. E Zenone (2006, p. 159) acrescenta:

O marketing ambiental ou sustentável é de interesse não só de entidades ambientalistas, algumas com atuação em âmbito mundial ao defender o equilíbrio ecológico ao social, mas também de empresas que começam a apoiar e desenvolver atividades que procuram minimizar ou eliminar causas de degradação social e ecológica e, com isso, melhorar a qualidade de vida das pessoas. É evidente que a preocupação das empresas não é apenas em relação ao planeta, mas predominantemente com a imagem institucional.

É possível crer que marketing ambiental ou marketing sustentável é uma ferramenta estratégica. Mas e o que é estratégia? Estudou-se que é a determinação de possíveis ações (práticas) para atingir um ou mais objetivos. Façam-se as seguintes questões para a melhor compreensão da implementação de estratégia: como chegar até o objetivo? Como, supostamente, enganar o concorrente para chegar até o objetivo? Dessa forma, traçam-se metas cada vez mais rígidas e propaga-se a nova visão de mercado: diferenciação, produtos e serviços ecologicamente corretos.

Certo empresário disse que o papel do marketing é “fornecer um padrão de vida mais alto”. Eis uma definição social que atende ao nosso objetivo: marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros (Kotler e Keller, 2006, p.4).

Segundo Dias (2007), a preocupação com as questões ambientais vem ocupando um lugar privilegiado em todas as atividades humanas, e como conseqüência muitas disciplinas incluíram o meio ambiente natural como objeto de análise.

Hoje em dia, por exemplo, é visível, nas grandes redes multinacionais, o modismo da inclusão de bolsas de material reutilizável com a idéia de diminuir o uso excessivo de sacolas plásticas. No entanto, nota-se que as bolsas são concorrentes desfavorecidas no comércio brasileiro, tendo em vista que suas adversárias não têm custo para o consumidor final. Assim, como eles são sensíveis a preço, logo, enquanto os supermercados continuarem a fornecer sacolas plásticas grátis não há incentivo ao consumo de bolsas com responsabilidade ambiental.

A partir desta idéia que de acordo com Dias (2007, p. 72), surgem às seguintes denominações:

Nesse contexto é que surge uma vertente do marketing que trata da relação consumo – meio ambiente e está envolvida com as necessidades recentes do cliente cidadão, consciente da importância da preservação da natureza, à qual foram atribuídas várias denominações: marketing ecológico, marketing verde, marketing ambiental, ecomarketing e marketing sustentável, sendo que todas elas têm como preocupação fundamental as implicações mercadológicas dos produtos que atendem às especificações da legislação ambiental e que contemplam as expectativas de uma boa parcela de consumidores, no que diz respeito aos produtos e a seus processos não serem agressivos ao meio ambiente.

Os termos podem ser utilizados em situações bem distintas, contudo quando se fala em marketing ambiental há quatro visões: a partir dos consumidores, das empresas privadas, das empresas públicas e das ONGs. Na qual o marketing ambiental inclui não só as ações institucionais desenvolvidas pelas empresas com fins lucrativos, como também em relação às questões ambientais.

Marketing Ambiental Karina Barcelos

Siga os passos da Responsabilidade Ambiental

O marketing ambiental ou sustentável pode ser uma das soluções para um dos graves problemas mundiais: os maus hábitos de consumo, pois ele atua diretamente no mercado e influencia as pessoas que não podem ser tão inconseqüentes ao consumir vendo que o Planeta Terra não dispõe de mais matéria-prima de forma abundante. O trabalho de marketing será transformar necessidades ambientais em oportunidades rentáveis.

Em seguida, analisa-se o composto de marketing, a capacidade da extração de matérias-primas relacionadas aos produtos, os custos de energia e o tratamento das questões de poluição e preservação ambiental. E por fim, explica Zenone (2006, p. 160):

O termo marketing ambiental sustentável não se refere apenas às questões ecológicas, mas deve-se incluir as questões comunitárias, políticas, religiosas, culturais, entre outras. Essas questões estão todas interligadas e contribuem para formar um meio ambiente “saudável”.

Karina Barcelos

Bibliografia:

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12ª Edição. São Paulo: Person Prentice Hall, 2006.

ZENONE, Luiz Cláudio. Marketing Social. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

DIAS, Reinaldo. Marketing Ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. São Paulo: Atlas, 2007.

2 Respostas para “Sustentabilidade

  1. OI KARINA, PARABENS PELO TRABALHO! MUITO BOM! ME ABRIU A MENTE PARA ALGUNS PROJETOS QUE TO IDEALIZANDO. ABRAÇOS.

  2. OLA ABEL, BOM SABER QUE DE ALGUMA FORMA TE AJUDEI. ESSE BLOG FOI REALIZADO EXATAMENTE PARA ESSE FIM. FICO MUITO CONTENTE E REALIZADA! OBRIGADA!

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