O poder do líder pode ser confundido com a tirania. Por Karina Barcelos.

chefe-lider

Seguramente, as transformações do líder num grupo modificam-se através do tempo. Numa era marcada por constantes choques e movimentos nas conexões entre as pessoas, organizações e idéias, a ação de tomar decisões, para uma determinada situação-problema recém detectada, baseada em informações seja ela completa ou não se espera de um líder diversas qualidades: integridade, sabedoria, humanidade, coragem, disciplina, responsabilidade, flexibilidade, criatividade, saber delegar, integrar e ouvir. Ele deve ter essas qualidades para exercer o poder e também equilíbrio para evita injustiças. Dessa forma o método resiliência é adotado para manter a autoridade, a autonomia, as diretrizes, o poder, a criação, o clima de confiança, etc.

Afinal, o que é resiliência? As pessoas com suficiente grau de resiliência são capazes de fortificar-se com as experiências ao invés de esgotar-se diante delas. E o líder deve mostrar-se resiliente freqüentemente a fim de que haja boa conexão entre ele e os subordinados. Pois se verifica, na era do conhecimento, a necessidade dos chefes gerenciarem a si mesmos, ou seja, obter autoconhecimento e conhecer o desempenho e os valores das pessoas com quem trabalha.

resiliencia-blog

O que os subordinados esperam dos líderes? Quais as suas expectativas? Desenvolver maneiras de adquirir poder de convencimento, carisma, equilíbrio emocional, autoridade e moral ajudam o chefe a conquistar seus objetivos. Contudo, ele precisa observar e controlar seu senso de justiça. Pois há líderes que não sabem diferenciar diversas questões, por exemplo, se profissionais não forem respeitados tal tirano perderá o poder. Outros não sabem diferenciar a ação de gerenciar da resiliência por si só. Esses têm a obrigação de saber o conceito dos mesmos. Assim, havendo a capacidade de aprender sempre mais consigo mesmo, com os outros e com o contexto.

Lembro-me numa situação de busca de um objetivo, ou seja, bom desempenho na parte designada a mim, em uma apresentação, obter o autoconhecimento e saber quais os fatores que influenciavam a auto-estima. Portanto soube pedir ajuda ao educador quando necessário, pois confiava nos seus ensinamentos pela questão do relacionamento. Acredita-se na capacidade de aprender mais, pois há essa disposição e sonhos com isso. No momento, uma vida difícil, mas oportuna, organizada e cheia de objetivos.

Para favorecer a ampliação da capacidade dos líderes há de obter-se um ambiente que propicie a resiliência, pois nesse inseridos são capazes de produzir mais e melhor. Segundo Flash, é possível identificar vários elementos que podem facilitar a resiliência e não é nenhuma surpresa que esses elementos se ajustem, perfeitamente às características básicas da personalidade resiliente.

Enfim, líderes resilientes demandam: equipes mais maduras, um ambiente resiliente e o desenvolvimento das qualidades de um ótimo líder.

00000000462154998726174877906

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s