Qualidades Essenciais

Todos nós sabemos que as empresas são organismos vivos, composto de pessoas, que nelas misturam emoções, sentimentos, alegrias, etc. Também assim como as pessoas, a empresa possui ou desenvolve sua personalidade própria a partir de sua história e constitui assim sua cultura. Com isso foi aplicado um questionário de qualidades essenciais em 2007.

O que a tecnóloga Karina sonha muito em ser? O que ela pensa que é muito bom? O que ela quer muito para a vida dela? O que os colegas desejariam que a Karina fosse? Esses foram algumas perguntas aplicadas aos colegas de faculdade da época.    

KarinaB1 - Cópia

Na visão do autor Gil, a aplicação do modelo de gestão da qualidade necessita continuar e basear-se nos conceitos gestão e qualidade. Segundo ele, a especificação do conceito de qualidade possui a ideia básica de duas principais traduções. A primeira contempla as questões não tocáveis que são: comportamento, cultura e psicológico. A segunda contempla as tocáveis que são: quantitativa, sistêmica, planejada e controlada. E segundo Ferreira, gestão é o ato de quem ou que administra negócios, bens e serviços.

            Conclusão do questionário aplicado aos colegas de Karina:

Excesso de sinceridade nem sempre ser sincero demais é uma boa ideia, o ser humano na sociedade não está preparado para isso. Pessoas que não conseguem mentir acabam rompendo vínculos afetivos, nem todo mundo está preparado para ouvir a verdade. Mentiras bobas servem para se manter a convivência social, pois em alguns momentos a verdade pode fazer o mundo de algumas pessoas caírem. O excesso de sinceridade faz mal.

Tudo que é em excesso faz mal, e a beleza em excesso causa inveja, porém beleza de menos causa rejeição. E as mulheres sofrem, porque se são muito bonitas as outras mulheres as odeiam, e se são feias os homens as odeiam. Além disso, o excesso de humildade influencia negativamente e induz ao orgulho e negligência.

Ao contrário do cara que esbanja felicidade, o mal humorado nunca fica feliz, porque começa a pensar em coisas negativas,
como ser alvo de assalto ou de sequestro. Ele sempre vai arranja algum motivo para reclamar. Isso pode levar a um quadro depressivo grave. O Ideal é ser emocionalmente equilibrado e agir dentro dos padrões de ética e moral.

Contudo, tristeza é um sentimento que expressa desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo. É o oposto da alegria. A tristeza pode causar reações físicas como depressão nervosa, choro e insônia. A tristeza pode ser originada da perda de algo ou de alguém que se tinha de muito valor. E esta emoção pode ser maior quando o triste passa a acreditar que poderia ter feito algo para recuperar ou evitar a perda. A tristeza pode ser a consequência de emoções como o egoísmo, a insegurança, a baixa autoestima, a inveja e a desilusão. São emoções que podem terminar em depressão nervosa.

E a fome? Pois, foi um tema discutido. É o nome que se dá à sensação fisiológica que o corpo percebe quando necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida. As causas da fome podem ser associadas à instabilidade política, à ineficácia e má administração dos recursos naturais, à guerra, aos conflitos civis etc.

Os colegas da Karina gostariam que devesse estar à frente de eventos, Gerente de Marketing ou até proprietária de uma marca famosa de aparelhos eletrônicos. Há necessidade de atualizar essas informações, por isso será aplicado um novo questionário.

 Bibliografia.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos. São Paulo:  Segunda Edição, Atlas, 1981;

GIL, Antonio de Loureiro. Gestão da qualidade empresarial: indicadores da qualidade. São Paulo Atlas, 1997;

HAVE, Steven ten , Wouter ten, STEVENS, Frans, Van, Marcel. Modelos de Gestão: o que são e quando devem ser usados. Person, 2003;

ROGERS, Carl Ransom. Um Jeito de Ser.Oak Park:1902;

CARVALHO, M. Paladini. Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006;

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s