Palavras utilizadas no ramo da Publicidade e da Propaganda

CRIATIVIDADE E PROPAGANDA

 PARADIGMA: SÃO REGRAS (MODELOS, PADRÕES, FÓRMULAS…) QUE ORGANIZAM A SOCIEDADE OU DETERMINADA ÁREA DO CONHECIMENTO (EX: DA CIÊNCIA, DE UMA EMPRESA, DO MEIO ACADÊMICO…).

 QUEBRA DE PARADIGMA: QUANDO ENCONTRAMOS A SOLUÇAO PARA UM PROBLEMA FORA DO PARADIGMA QUE ESTAMOS INSERIDOS, A SOLUÇÃO É ENCONTRADA A PARTIR DE UM PARADIGMA DIFERENTE CRIADO POR NÓS MESMOS.

CRIATIVIDADE: SER CRIATIVO É ENCONTRAR A SOLUÇÃO PARA UM PROBLEMA. PARA CRIAR É NECESSÁRIO REALIZAR E NÃO ADIANTA CRIAR E NÃO COMUNICAR.

CONCEITO: É O QUE DIZER, CONTEÚDO, MANEIRA DE VER O PRODUTO, MENSAGEM QUE SE QUER PASSAR OU DEIXAR NA CABEÇA DO PÚBLICO ALVO. SÍNTESE DO QUE SE QUER TRANSMITIR.

IDÉIA: É COMO VAI SER DITO O CONCEITO, A MANEIRA DE EXPOR O PRODUTO, A FORMA QUE SERÁ USADA (PALAVRAS, IMAGENS) PRA DIZER ISTO CRIATIVAMENTE.

ELEMENTOS FORMADORES DO RACIOCÍNIO CRIATIVO: INTELIGÊNCIA, INFORMAÇÃO, PERSISTÊNCIA, CONSCIÊNCIA, SENSIBILIDADE, CULTURA, MEMÓRIA ETC.

PUBLICIDADE – PUBLICITY: ATIVIDADE PARA PROMOVER UMA EMPRESA, IDÉIA, PRODUTO OU PESSOA PELA INSERÇÃO DE MATÉRIAS GRATUÍTAS NOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, NOTÍCIA, INFORMAÇÃO QUE POR SER DE INTERESSE COLETIVO É PUBLICADA COMO MATÉRIA. ESPAÇO CONQUISTADO.

PROPAGANDA: ATIVIDADES PARA PROMOVER UMA EMPRESA, IDÉIA, PRODUTO OU PESSOA PELA INSERÇÃO DE ANÚNCIOS NOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO EFETUADA POR UM PATROCINADOR IDENTIFICADO, ESPAÇO COMPRADO, PAGO NOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO.

OBJETIVO DA PROPAGANDA: TORNAR O PRODUTO CONHECIDO, INFORMAR, SEDUZIR E RELEMBRAR, ELA AJUDA TAMBÉM A CRIAR UMA MARCA, É ESPECÍFICO POIS ENVOLVE SÓ A PROPAGANDA.

BRIEFING: É COMO SE FOSSE UM DOSSIÊ SOBRE O CLIENTE, SOBRE O PRODUTO, SOBRE O MERCADO, É UM RESUMO DE QUEM É O CLIENTE, É UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES SOBRE O CLIENTE QUE ORIENTAM TODO OTRABALHO DA AGÊNCIA.

O BRIEFING SE TORNA MAIS PROVEITOSO QUANDO É DESENVOLVDO PELO EXECUTIVO DE CONTA JUNTAMENTE COM O ANUNCIANTE.

CICLO DO PLANEJAMENTO DA PUBLICIDADE:

A)    ONDE ESTAMOS? (POR QUÊ) O PRESENTE

B)    ONDE QUEREMOS CHEGAR? (O QUÊ) PARA ONDE SE QUER IR?

C)    COMO VAMOS CHEGAR LÁ? ( QUANDO, ONDE, QUANTO)

D)    ESTAMOS CHEGANDO LÁ? (VERIFICAÇÃO) NOVO CENÁRIO

O PLANEJAMENTO É DECIDIR UM OBJETIVO E PENSAR O QUE É NECESSÁRIO FAZE PARA ATINGI-LO.

OBJETIVO DA COMUNICAÇÃO: É MAIS AMPLO POIS ENVOLVE TODOS OS MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO, É O CONCEITO OU IMAGEM QUE QUEREMOS QUE FIQUE NA CABEÇA DOS CONSUMIDORES.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO: É UM DOCUMENTO PEQUENO, OBJETIVO, É A FORMALIZAÇÃO POR ESCRITO DE UM PEDIDO INTERNO DE TRABALHO (PIT). É A PARTIR DO QUE FOI ESCRITO, DEFINIDO NELE QUE TODAS AS PESSOAS DA AGÊNCIA VÃO TRABALHAR.

RAFE: É UM ESBOÇO QUASE SEM NENHUM ACABAMENTO, PARA USO INTERNO. O RAFE É DIFERENTE DE LAYOUT E DE ARTE FINAL.

REDATOR: É O PROFISSIONAL QUE ENCONTRA AS PALAVRAS CERTAS DA CHAMADA E DESENVOLVE O TEXTO.

DIRETOR DE ARTE: PROFISSIONAL QUE DEFINE A PARTE GRÁFICA, DEFINE O FORMATO, A DISPOSIÇÃO DOS ELEMENTOS, TIPO DE LETRA, COMO VAI SER A FOTO E ETC.

LAY’OUT: TEM DOIS SIGNIFICADOS 1) DISTRIBUIÇÃO DOS ELEMENTOS COM ANÚNCIOS PRONTOS E 2) ESBOÇO COM BOM ACABAMENTO, PROJETO, SIMULÇAÇÃO.

ARTE FINAL: ARQUIVO QUE SE MANDA PARA A GRÁFICA, PARA JORNAL, REVISTA NÃO DEVE CONTER ERROS.

OUT DOOR: É UMA MÍDIA EXTERIOR, PROPAGANDA DE RUA, GRANDES CARTAZES DE RUA, IMPRESSOS EM DIVERSAS FOLHAS DE PAPEL COLADOS EM PAINÉIS.

PARTES QUE COMPÕE O OUT DOOR:

– CHAMADA ( OU TÍTULO)

– ILUSTRAÇÃO ( FOTOGRAFIA OU DESENHO)

– FORMATO ( LARGURA E ALTURA)

– IDENTIFICAÇÃO DO ANUNCIANTE

– LAY’ OUT

TEASER: É O PERIODO QUE QUALQUER PEÇA DE PROPAGANDA É VEICULADA DE FORMA A PROVOCAR A CURIOSIDADE NAS PESSOAS.

SPOT: COMERCIAL DE RÁDIO, VEICULADO NA MÍDIA ELETRÔNICA (RÁDIO).

COMERCIAL: COMERCIAL DE TV.

STORY BOARD: CONJUNTO DE IMAGENS SIMULADAS QUE DEMONSTRAM A IDÉIA DO COMERCIAL, COMO ELE VAI FICAR.

ROTEIRO: É ATRAVÉS DO ROTEIRO TANTO DO SPOT QUANTO DO COMERCIAL DE TV, QUE O PESSOAL DA CRIAÇÃO DÁ FORMA AS IDÉIAS, TAMBÉM É ATRAVÉS DO ROTEIRO QUE SE FAZ O LEVANTAMENTO DO CUSTO (PRODUÇÃO) E TAMBÉM A APROVAÇÃO DO CLIENTE ANUNCIANTE.

JINGLE: COMERCIAL EM FORMA DE MÚSICA/CANTADO.

TEXTO STANDART: COMERCIAL LIDO POR UM LOCUTOR, EVENTUALMENTE COM TRILHA SONORA.

MARCA: NOME ATRIBUÍDO A UM PRODUTO, SERVIÇO OU EMPRESA.

LOGOTIPO: GRUPO DE LETRAS COM TRATAMENTO GRÁFICO ESPECIAL, TIPO DE LETRA DESENHADA, ESCOLHIDA OU MODIFICADA.

SÍMBOLO: É UMA FIGURA, DESENHO OU SINAL GRÉFICO QUE EXPRESSA VISUALMENTE A MARCA.

LOGOMARCA: É O CONJUNTO DE SÍMBOLO MAIS LOGOTIPO.

IDENTIDADE VISUAL:

CHAMADA OU TÍTULO: PARA MUITOS PROFISSIONAIS É O ELEMENTO MAIS IMPORTANTE NA MAIORIA DOS ANÚNCIOS, É A FRASE PRINCIPAL QUE SE DESTACA.

ILUSTRAÇÃO (FOTOGRAFIA OU DESENHO): PROPORCIONA MAIOR IMPACTO VISUAL, VALORIZA A ESTÉTICA E AUMENTE O POTENCIAL COMUNICATIVO. A CHAMADA E A ILUSTRAÇÃO DEVEM SER COMPLEMENTARES.

TEXTO: JUNTO COM A CHAMADA E A ILUSTRAÇÃO O TEXTO ESTIMUA O INTERESSE DE UM PRODUTO, SERVIÇO OU IDÉIA E TAMBÉM TEM A FUNÇÃO DE EXPLICAR.

IDENTIFICAÇÃO DO ANUNCIANTE: TODOS OS TIPOS DE ANÚNCIO DEVEM IDENTIFICAR O ANUNCIANTE, MENOS O TEASER.

FORMATO: DIMENSÕES DO ANÚNCIO (LARGURA E ALTURA).

PERCEPÇÃO SELETIVA: QUANDO AS PESSOAS PRESTÃO ATENÇÃO SOMENTE NAQUILO QUE AS INTERESSA.

MÍDIA: MEIO DE COMUNICAÇÃO, NO SENTIDO DE PROPAGANDA É UM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO.

VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO: TODO ENTE FÍSICO (JORNAIS, REVISTAS, TV, OUT-DOOR, ETC) QUE MEDIANTE PAGAMENTO DE UMA TARIFA, PERMITE A INSERÇÃO DE UMA IMAGEM.

PROFISSIONAL DE MÍDIA: QUEM DECIDE EM QUAL MEIO, VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO QUE SERÁ ANUNCIADO O PRODUTO, SERVIÇO, ETC. É RESPONSÁVEL PELA AUTORIZAÇÃO E PLANILHA DE MÍDIA.

PRODUTOR GRÁFICO: PROFISSIONAL RESPONSÁVEL POR TUDO QUE É IMPRESSO. É O REPONSÁVEL PELO ORÇAMENTO E ORDEM DE SERVIÇO.

PRODUTOR ELETRÔNICO: RESPONSÁVEL PELA REALIZAÇÃO DAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS ELETRÔNICAS. É ENCARREGADO DE ORIENTAR, CONTROLAR A QUALIDADE, OS PRAZOS E A MANUTENÇÃO DA IDÉIA PREVISTA NO ROTEIRO.

 FONTE: ROBERTO FERRARI

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