Qualidades Essenciais

Introdução

 O que você sonha muito em ser? O que você pensa que é muito bom? O que você quer muito para a sua vida? O que os seus colegas desejariam que  você fosse?

 

 

Karina Barcelos

Quem é vista, é lembrada!

 

Todos nós sabemos que as empresas são organismos vivos, composto de pessoas, que nelas misturam emoções, sentimentos, alegrias, etc. Também assim como as pessoas, a empresa possui ou desenvolve sua personalidade própria a partir de sua história e constitui assim sua cultura.

 Na visão do autor Gil, a aplicação do modelo de gestão da qualidade necessita continuar e basear-se nos conceitos gestão e qualidade.  Segundo ele, a especificação do conceito de qualidade possui a idéia básica de duas principais traduções. A primeira contempla as não tocáveis que são: comportamento, cultura e psicológico. A segunda contempla as tocáveis que são: quantitativa, sistêmica, planejada e controlada. E segundo Ferreira, gestão é o ato de quem ou que administra negócios, bens e serviços. Nesse conceito, a ênfase é desenvolver as questões de comportamento individual.

 

  Excesso

 De sinceridade: nem sempre ser sincero demais é uma boa idéia, o ser humano na sociedade não está preparado para isso. Pessoas que não conseguem mentir acabam rompendo vínculos afetivos, nem todo mundo está preparado para ouvir a verdade. Mentiras bobas servem para manter a convivência social, pois em alguns momentos a verdade pode fazer o mundo de algumas pessoas cair. O excesso de sinceridade faz mal. Tudo que é em excesso faz mal. E a beleza também, em excesso causa inveja, porém beleza de menos causa rejeição. E as mulheres sofrem, porque se são muito bonitas as outras mulheres as odeiam e se são feias os homens as odeiam.

 Já o excesso de humildade influencia negativamente e induz ao orgulho e negligência. O mal humorado não fica feliz, porque começa a pensar em coisas negativas, como ser alvo de assalto ou de seqüestro. Ele sempre vai arranja algum motivo para reclamar. Isso pode levar a um quadro depressivo grave. Correta é a emocionalmente equilibrada age dentro dos padrões de ética e moral.

 

Interessante

 É a tristeza: um sentimento que expressa desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo. É o oposto da alegria. A tristeza pode causar reações físicas como depressão nervosa, choro e insônia. A tristeza pode ser originada da perda de algo ou de alguém que se tinha de muito valor. E esta emoção pode ser maior quando o triste passa a acreditar que poderia ter feito algo para recuperar ou evitar a perda. A tristeza pode ser a conseqüência de emoções como o egoísmo, a insegurança, a baixa auto-estima, a inveja e a desilusão. São emoções que podem terminar em depressão nervosa. E a fome é o nome que se dá à sensação fisiológica que o corpo percebe quando necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida. As causas da fome podem ser associadas à instabilidade política, à ineficácia e má administração dos recursos naturais, à guerra, aos conflitos civis etc.

 

Conclusão

Questione-se, questione seus amigos e colegas de serviço. A cultura organizacional depende de você e de seus colegas de profissão. Seja sincero, bonito e humilde na medida certa. Porém não extrapole a sua tristeza e fome! Desejo que todos sejam corretos e emocionalmente equilibrados agindo dentro dos padrões de ética e moral.

 

Bibliografia:

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos. São Paulo:

Segunda Edição, Atlas, 1981;

GIL, Antonio de Loureiro. Gestão da qualidade empresarial: indicadores da qualidade. São Paulo:Atlas, 1997;

HAVE, Steven ten , Wouter ten, STEVENS, Frans, Van, Marcel. Modelos de Gestão: o que são e quando devem ser usados. Person, 2003;

ROGERS, Carl Ransom. Um Jeito de Ser.Oak Park:1902;

CARVALHO, M. Paladini. Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006;

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da Língua  Portuguesa.

Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

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