O Preço do produto comercial ecológico.

Preço

 

O preço do produto comercial ecológico pode constituir o maior obstáculo à sua compra, dependendo do valor-utilidade percebido da marca e das motivações de compra, muito embora haja alguns segmentos de consumidores conscientizados pela causa ecológica que estão dispostos a pagar algo mais, em determinadas marcas, se com isso considerarem que realizam uma contribuição social (Dias, 2007 p. 137).

 

A variável controlada preço parte das seguintes questões sobre a política de preço nas organizações: a qualidade dos produtos é baixa, média ou alta? Na maioria dos produtos os preços são baixos, médios ou altos? Há informações de preço na vitrine? Há desconto à vista? Pagamentos podem ser feitos no crédito? Qual a melhor forma de pagamento?

O preço é uma variável de extrema influência na decisão de compra do consumidor, sabe-se que o crescente número de varejistas tem abandonado as liquidações em favor da pratica de preços baixos diários. E com certeza, os consumidores são sensíveis ao preço. Na grande maioria das situações, a resposta do consumidor a reduções de preço não deixa margem de dúvidas sobre sua eficácia (SENAC, 2001).

 

Os processos ecológicos envolvem um maior custo, em razão de exigir mão-de-obra especializada, mais tecnologia, mais pesquisa e assessoria do que os produtos convencionais, além da necessidade ou conveniência de se estabelecer a certificação por terceiros do produto ou processo (Dias 2007 p.139).

 

Questiona-se: o que aumenta o preço? O mercado e a concorrência, os custos, a sensibilidade da demanda, certificação ecológica, gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, gasto com a comunicação etc. E Dias (2007) explica: é conveniente que os preços sejam inelásticos (não sensíveis á demanda) e de certa forma elevados (em função dos preços médios praticados pelos produtos convencionais) para suportar os investimentos realizados e os níveis baixos de venda.

 

A demanda de um produto resulta da integração de um grande número de fatores e o preço é apenas um deles; são estes os principais: facilidade de compra; tempo despendido; benefícios realmente proporcionados; preço; preço de similares e/ou substitutos; mercado potencial do produto (demanda reprimida ou mercado saturado); natureza da competição em outros aspectos que não preço; segmentação de mercado; comportamento do consumidor geral; aspecto psicológico da compra (SENAC, 2001).

 

Geralmente, os custos ecológicos podem ser considerados de cinco tipos diferentes conforme a tabela:

 

Custos Ecológicos

  1. PRODUTO

Incremento de custos pela introdução de materiais que respeitam o meio ambiente.

Redução de custos com a redução de consumo de matéria-prima, energia, embalagens e vasilhame.

Doações ligadas diretamente à venda do produto.

  1. PROCESSOS/ INSTALAÇÕES/ GESTÃO

Gasto de capital em processos e tecnologias limpos.

Gastos gerais associados com a mudança de gestão.

Redução de custos em gastos gerais, como a redução do consumo de material de escritório, calefação, água e iluminação.

  1. LIMPEZA DE EMISSÕES NÃO CONTROLADAS

Custos de limpeza do lugar, depois de um acidente ou derramamento.

Custos de seguros associados com a potencial responsabilidade ambiental.

  1. AÇÕES LEGAIS AMBIENTAIS

Multas por não-cumprimento de normativas legais.

Custos por restrições de perdas de recursos naturais e/ou futuras compensações.

  1. CUMPRIMENTO DAS NORMAS AMBIENTAIS

Cumprimento de normas de design e produtos.

Pagamento de impostos, depósitos e finanças.

Custo de defesa legal.

Eliminação de resíduos.

Gastos gerais de controle, formação e informação em pesquisa de materiais.

Tabela 1 – Custos Ecológicos (Fuller, 1999 apud Dias, 2007 p.141).

 Muitos consumidores usam o preço como indicador de qualidade (Kotler e Keller, 2006). A partir de que o produto ambientalmente ecológico seja mais caro comparando-se com o produto normal, e de acordo com o pensamento na qual as pessoas são sensíveis a preço e que na maioria das vezes o preço é relacionado com a qualidade, considera-se que o consumidor perceberá que o atributo ecológico terá maior valor agregado. E assim, pode-se adquirir causas ambiental para aumentar esse valor percebido pelo cliente: estabelecer parceria com uma organização não governamental a qual já possua diferenciação no mercado, como por exemplo, WWF, Greenpeace e Instituto Akatu.

Portanto, é necessário que o consumidor receba informações que permitam que identifique a existência de benefícios que adquire além daqueles que são primários do produto (Dias, 2007). Quando essas informações não existem, o preço passa a ser o principal indicador (Kotler e Keller, 2006). Outra forma de informação é a publicação de balanços ambientais que, segundo Dias (2007), tende a um crescimento exponencial como forma palpável de verificação do compromisso ambiental da organização.  

Fonte: Trabalho de conclusão de Marketing Senac/RS 2009-1. Marketing Ambiental. Autora Karina Barcelos.

Acesse: Sumário do TCC

3 Respostas para “O Preço do produto comercial ecológico.

  1. Olá Karina!

    Pesquisando na net, alguns assuntos pro meu tcc, sobre a importancia do marketing ambiental, achei teu blog..! e vi que vc fez um tcc desse assunto..!

    Bom.. gostei dos seus posts.. inclusive me ajudou aki.!
    e se vc tiver algo, e puder, me mandar pra q possa complementar meu tcc, ficarei grata!

    Estou no aguardo, de sua resposta!

    Mto obrigada! Linéia 02/11/2010

  2. Republicou isso em Gestão Ambiental Green Marketinge comentado:

    É necessário que o consumidor receba informações que permitam que identifique a existência de benefícios que adquire além daqueles que são primários do produto (Dias, 2007). Quando essas informações não existem, o preço passa a ser o principal indicador (Kotler e Keller, 2006). Outra forma de informação é a publicação de balanços ambientais que, segundo Dias (2007), tende a um crescimento exponencial como forma palpável de verificação do compromisso ambiental da organização.

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