Dia Mundial da Água

     Dia Mundial da Água – foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Nesta data, a ONU divulgou a“Declaração Universal dos Direitos da Água” apresentando uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes em torno dessa questão. Neste ano, o tema da campanha é ”Água limpa para um mundo saudável”.

 

Fonte – acesse aqui.

 

Economia: uma garrafa de 500ml de água mineral custa, em média, R$ 1,50; Pela torneira, mil litros (um m³) de água tratada correspondem a R$ 2,02 (2009) para o consumidor residencial.

 

Qualidade: o Dmae garante a qualidade da água até o hidrômetro das residências, realizando mais de quatro mil análises diárias em diferentes pontos da cidade. A partir do hidrômetro, a responsabilidade é do usuário que deve manter seu reservatório de água sempre limpo. O mesmo não acontece com a água envasada. Fatores como transporte e armazenamento de bombonas e garrafas plásticas podem comprometer a qualidade.

 

Sustentabilidade: consumir a água da torneira ajuda a reduzir o número de garrafas plásticas descartadas e a emissão de gás carbônico resultante da produção e do transporte das embalagens.

 

Pesquisa: pesquisa realizada recentemente pelo Dmae mostrou que o hábito de tomar água direto da torneira cresceu. O índice passou de 69% para 85% entre os usuários residenciais, no segmento comercial o percentual duplicou, de 32% para 66%. Segundo os dados, quanto mais os usuários têm informação sobre o processo de tratamento de água e sobre a qualidade da água distribuída pelo Dmae mais aumenta a confiança em consumir a água da torneira.

O estudo é realizado anualmente pelo Departamento, com o objetivo de medir a satisfação da população com os serviços do Dmae e também identificar as suas principais necessidades e expectativas. A pesquisa foi aplicada no período de 29 de dezembro de 2009 a 26 de fevereiro último, utilizando técnicas quantitativas e qualitativas. Ao todo, foram ouvidos 1.400 usuários do Dmae, das classes A, B, C e D. 

Fonte do texto – acesse aqui. 

Deixe um comentário