O Mundo em Alerta – O desafio das 192 nações reunidas em Copenhague.

O desafio das 192 nações reunidas em Copenhague, a partir desta semana, será construir um acordo em bases realistas. O segredo é respeitar a ciência.

[…] – Calma nada, não estão vendo os furacões, as enchentes e as secas cada dia mais intensos e frequentes? Eles são apenas amostras grátis das catástrofes globais que esses poucos graus a mais vão provocar, ameaçando a existência da vida humana sobre a Terra. […] A complexidade das discussões se deve ao fato de que elas terão de fundamentar cálculos econômicos e políticos sobre uma base científica crivada de incertezas. Um exemplo é a própria estimativa sobre quanto o planeta se aquecerá até 2100. O máximo de precisão que se conseguiu estabelecer é que esse aumento se situará entre 1,8 grau e 4 graus. Do ponto de vista prático, isso equivale a dizer que o próximo bebê nascerá em Hong Kong ou Paris. É uma previsão, digamos, arriscada. Ciências climáticas estão entre as mais complexas do universo porque envolvem uma quantidade infinita de dados. Erupções vulcânicas, mudanças nas correntes marinhas, alterações na atividade solar e desvio na órbita dos planetas estão entre as muitas, mas muitas questões com que lidam os cientistas.

O MEDO VENCEU A RAZÃO; Campanha publicitária da ONG Greenpeace, com os presidentes Lula, Obama e Sarkozy: a tática do terror ganhou a parada junto à opinião pública mundial.

     […] O que se espera da COP15 é que de lá saiam decisões capazes de limitá-la a 450 ppm. Os cientistas estimam que é o máximo aceitável para que a temperatura não suba mais de 2 graus até o fim do século. Mas tudo, como sempre, no campo das projeções. […] Na dúvida, o melhor é agir agora.

Revista Veja, Edição 2142 / 9 de dezembro de 2009

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s