O que é o Marketing Ambiental?

Também conhecido
como marketing ecológico ou verde, o marketing ambiental é uma
modalidade que visa enfocar as necessidades de consumidores
ecologicamente conscientes e contribuir para a criação de uma sociedade
sustentável.


http://yogasustentabilidade.files.wordpress.com/2009/09/preservar.jpg
O Marketing Ambiental pode ser assimilado pelas
empresas como uma ferramenta estratégica. Para viabilizar este objetivo
é necessário desenvolver uma cultura de comunicação capaz de integrar
conteúdos de vários departamentos técnicos ligados ao meio ambiente e
qualidade de vida. É responsável em dar forma à política ambiental da
empresa, auxiliando a otimizar e a implementar seu aperfeiçoamento
integrado a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).


Trata-se de
uma ferramenta capaz de projetar e sustentar a imagem da empresa,
difundindo-a com uma nova visão de mercado, destacando sua
diferenciação ecologicamente correta junto à sociedade, fornecedores,
funcionários e ao mercado. O Marketing Ambiental também conhecido como
Marketing Verde, Ecologicamente Correto ou Ecomarketing. Extrapola a
mera publicidade ou divulgação dos produtos ou serviços oferecidos por
empresas que querem veicular na mídia e no meio profissional ou para o
consumidor a aplicação de métodos ambientalmente corretos aplicados ao
seu gerenciamento interno ou na produção ou prestação de serviços.


http://4.bp.blogspot.com/_XO13s6DEAsg/SdK_HStaabI/AAAAAAAAHfE/g89r1tj7eMQ/s400/I-181-0298.jpg
O
marketing verde é uma verdadeira e ampla adoção de políticas ambientais
que vão do início, desde a coleta da matéria prima até sua disposição;
é a compreensão gerencial ampla, dotada de métodos abrangentes e
envolventes. Envolve a área de recursos humanos, ciência e tecnologia,
educação, tudo enfim que estiver envolvido com a produção ou a
prestação de serviços. Será uma necessidade empresarial. A empresa
poluidora ou eticamente incorreta sob o ponto de vista ambiental será
expurgada gradativamente pelos consumidores.


O Marketing
Ambiental não se limita à promoção de produtos que tenham alguns
atributos verdes (tais como recicláveis e produtos que não destruam a
camada de ozônio). Isso porque, para posicionar-se como ambientalmente
responsável, a empresa deve, antes de qualquer coisa, organizar-se para
ser uma empresa ambientalmente responsável em todas as suas atividades.
Para isso, todos os funcionários devem estar conscientes de que a
empresa não pode ter nenhuma falha em seu comportamento ambiental, pois
é muito difícil e demorado o processo de reconstrução da imagem de uma
empresa previamente retratada na mídia como ambientalmente
irresponsável. Além disso, a empresa deve adotar um comportamento
pró-ativo, ou seja, deve estar sempre aperfeiçoando seu comportamento
ambiental
, pois as expectativas da população quanto ao verde está em
constante mudança e os objetivos que as empresas devem buscar atingir,
em termos de emissões atmosféricas, por exemplo, são ideais (emissão
zero de partículas poluentes). Por isso, para atingir tais objetivos,
as empresas devem traçar metas cada vez mais rígidas.
Fonte: http://blogdoallysson.blogspot.com/2009/09/marketing-ambiental.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s