O ranking onde constam dados de nível de poluição de carros fabricados em 2008.

Você sabe o quanto o seu carro polui o ambiente? A maioria dos brasileiros desconhece esta informação, que não consta no manual do proprietário do veículo. Uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente pode começar a mudar este quadro. Os sites do órgão federal e do Ibama disponibilizam um ranking onde constam dados de nível de poluição de carros fabricados em 2008. É possível comparar marca, modelo e ano de alguns carros. Segundo o ministério, até novembro serão incorporados os dados para os veículos 2009.

A lista mostra o ranking em ordem crescente do mais para o menos poluente segundo os critérios adotados pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve/Ibama.

A lista reúne 250 modelos com motores a álcool e gasolina e compara seus níveis de emissões de CO², óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos, esses últimos responsáveis por 99% da poluição veicular. Cada modelo recebe a chamada “Nota Verde” em uma escala de 0 a 10.

O cálculo da Nota Verde envolve a média das emissões de três gases poluentes (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio), medidos em testes de produção e comparados aos valores máximos de emissões permitidos em legislação específica do Proconve. Quanto menor a nota, mais poluente é o carro.

Outro indicador apontado é o de CO2. Este número, segundo o ministério não é resultado de uma fórmula de cálculo, mas representa uma classificação dos carros, segundo os valores de emissões medidos em testes de produção em 2008. Essa classificação envolverá apenas os carros a gasolina.

Ford Focus o grande amigo do meio ambiente.

http://www.noticiasautomotivas.com.br/img/b/ford-focus-europeu-2008-frankfurt-2.jpg

Como esse indicador considera as emissões provenientes de fontes não renováveis, foi desconsiderado nos seus cálculos o percentual de álcool que compõe a gasolina brasileira.

O consumidor poderá, ainda, ter acesso aos dados de desempenho de consumo por litro de combustível dos veículos, por um link, na página do Ibama, que remete ao Inmetro. Várias marcas e modelos podem ser encontrados, porém, como o envio dos dados pelas montadoras é voluntário, nem todos os veículos foram relacionados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s