Ética empresarial

EXCESSO DE ÉTICA?
Karina Amaral Barcelos¹

Resumo: Empresas de melhor conduta são premiadas pelo seu desempenho. Há diversos tipos de pesquisa para descobrir o comportamento de compra dos consumidores, pois dessa forma as empresas têm o conhecimento necessário para desenvolver ações de marketing, atualmente, com o foco na atividade neural. Ainda vale a pena os princípios da moral e da ética. É preciso saber que há pessoas que não se compra e pessoas que nãos e vendem.

Palavra-chave: sinceridade, ética e valores.

Introdução: O que é ética? O que é ética empresarial? Excesso de sinceridade é ética? A falta de sinceridade é mentir?  O que são valores éticos? O objetivo desse artigo é informar os conceitos e mostrar uma visão diferenciada de tantos outros. Uma estratégia.

ÉTICA EMPRESARIAL
    A ética é um ramo da filosofia que estuda a natureza do que é considerado adequado e moralmente correto. A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados. A ética empresarial pode ser o comportamento da empresa, quando ela age conforme os princípios morais e regras. Aplicar a ética na organizações, é um fator importantíssimo para a sobrevivência delas, inclusive de pequenas e grandes empresas. Estas vêm percebendo a necessidade de utilizar a ética, para que o “público” tenha uma melhor visualização do seu “slogan”, que permitirá, ou não, um crescimento da relação entre funcionários e clientes. 

 

    Desse modo, é relevante ter consciência de que toda a sociedade vai se beneficiar através da ética aplicada dentro da empresa, bem como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, etc. Se a empresa agir dentro dos padrões éticos, ela só tende a crescer, desde a sua estrutura em si, como aqueles que a compõem.Quando a empresa tira vantagem de clientes, abusando do uso dos anúncios publicitários, por exemplo,  ela pode ter um lucro em curto prazo, mas a confiança será perdida, forçando o cliente a consumir produtos da concorrência. Além disso, recuperar a imagem da empresa não vai ser fácil como da primeira vez. A ética na empresa visa garantir que os funcionários saibam lidar com determinadas situações e que a convivência no ambiente de trabalho seja agradável.
    Os valores éticos são um conjunto de ações éticas que auxiliam gerentes e funcionários a tomar decisões de acordo com os princípios da organização. Quando bem implementado, os valores éticos tendem a especificar a maneira como a empresa administrará os negócios e consolidar relações com fornecedores, clientes e outras pessoas envolvidas. Há um instrumento criado para orientar o desempenho de empresas em suas ações e na interação com seu diversificado público.

2 CONCLUSÃO
Nem sempre ser sincero demais é uma boa idéia, o ser humano na sociedade não está preparado para isso. A sinceridade é furto de uma crença. Pessoas que não conseguem mentir acabam rompendo vínculos afetivos, nem todo mundo está preparado para ouvir a verdade. Mentiras bobas servem para se manter a convivência social, pois em alguns momentos a verdade pode fazer o mundo de algumas pessoas cair. O excesso de sinceridade faz mal, contudo a falta dela também.

3 BIBLIOGRAFIA
http://www.administradores.com.br
http://wikipedia.com.br
http://www.consumidormoderno.com.br
Portal HSM On-line


¹ Gestora de Marketing


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s