A Rotulagem Ambiental; Símbolos de Reciclagem.

A rotulagem ambiental (selo ecológico em produtos) é motivo de grande interesse por parte das empresas que querem se diferenciar dos concorrentes e atrair os consumidores que valorizem a proteção do meio ambiente (Moreira, 2006). Os rótulos ambientais certificados, Dias (2007 p. 129) apud Cempre (2005) diz que, são programas voluntários que concedem rótulos refletindo uma preferência ambiental global de um produto dentro de uma categoria particular, baseados em considerações do ciclo de vida.

 

http://www.sucatas.com/simbolo_reciclagem.gif

Em 1978 a Alemanha institui o selo denominado Blauer Enger (Anjo Azul), que despertou maior interesse e outros países também lançaram mão desse recurso. Assim sendo, julgou-se conveniente estabelecer critérios de âmbito internacional para a aplicação do selo ecológico, por intermédio das normas ISO. (Moreira, 2006, p. 45).

 Segundo Dias (2007, p. 129), alguns rótulos ambientais certificados – NBR ISO 14024: Certificação de Exploração Florestal (Forest Steward Council) e Anjo Azul (Alemanha); Marca Verde (Taiwan) e Dolphin Safe (Certifica que o atum foi colhido sem prejudicar os golfinhos); Ecomark (Japão) e Green Seal (Estado Unidos); Environmental Choice (Canadá) e Selo ecológico europeu.

 

 Os símbolos mais comuns utilizados são: lixo comum, vidros recicláveis, alumínios recicláveis, aços recicláveis, plásticos recicláveis e papéis recicláveis.

   

A marca é um símbolo ainda mais complexo, consiste nos valores da empresa, na sua cultura e personalidade. Segundo Kotler (1998) o valor de uma marca forte fornece inúmeras vantagens competitivas: custos de marketing menor e alavancagem comercial para barganhar com parceiros.

O cliente sendo leal à marca, as prestadoras de serviço podem cobrar preço maior que os concorrentes para a defesa contra a concorrência agressiva. O que seria da Mercedes se vendesse seus carros com preço mais acessível? Não seria a Mercedes. Uma das melhores maneiras de diferenciar os produtos que respeitam o meio ambiente é a adoção do “selo verde”, ou seja, um logotipo identificador dessa característica (Dias, 2009).

A orientação deve ser para o ambiente (marketing holístico) devido a uma tendência de mercado, porque, hoje em dia, é o cliente quem diz quais as empresas que ficam no mercado e quais são as que saem.  E Vieira Filho (2003) complementa que o cliente é a razão da existência das organizações.

Fonte: Trabalho de Conclusão sobre Marketing Ambiental; um estudo de caso da Loja Juba do BarraShoppingSul. Autora: Karina Amaral Barcelos. Faculdade de Tecnologia Senacrs. Ano 2009.

About these ads

Uma resposta para “A Rotulagem Ambiental; Símbolos de Reciclagem.

  1. Pingback: Os números de 2010 | Gestão Ambiental Green Marketing

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s